Heliópolis Ipiranga 

PREFEITURA PREVÊ QUE OBRAS DA UPA SACOMÃ SERÃO CONCLUÍDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, vistoriaram na manhã desta quarta-feira (1º), as obras para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sacomã III, no bairro Ipiranga, Zona Sul da capital, que foram iniciadas em novembro do ano passado. Os trabalhos devem ser concluídos em maio de 2024 e a AMA Sacomã, que funciona no complexo, será transformada em UPA para atender os casos de baixa e média complexidade do território. O espaço ainda contará com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que será totalmente readequada.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, até 2016 a cidade contava com três UPAs. “Hoje temos 23 e, dessas, eu inaugurei nove. Temos outras nove em construção e vamos fazer outras cinco, ampliando bastante os atendimentos”, disse. 

O prédio, de três pavimentos, abrigará 27 leitos, sendo 12 adultos e sete de pediatria; mais três quartos de observação individual e uma sala de emergência com cinco leitos.  Além de toda a estrutura necessária para um pronto atendimento, como sala de Raio-X, sutura, eletrocardiograma, coleta de exames, inalação, odontologia, farmácia, serviço social e consultórios médicos. A unidade terá cerca de 378 profissionais entre equipe médica, de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, técnicos, auxiliares, assistentes e coordenação.

“Essa unidade é mais uma entrega aqui para a região e vai contribuir com os serviços já existentes para assistência à saúde da população do entorno. Tão logo essa construção fique pronta, a AMA será transformada em UPA, tornando o espaço maior e com mais capacidade de atendimento”, esclarece o secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O Pronto Atendimento de complexidade intermediária, terá as especialidades médicas de clínica geral, pediatra, ortopedista, odontologia e cirurgia geral. A previsão é de 17 mil atendimentos por mês, com demanda espontânea, para a população que abrange a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Ipiranga.

A UPA Sacomã terá um custo mensal aproximado de R$ 4,4 milhões e será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), atual gestora da AMA Sacomã. A obra está sendo realizada via Parceria Público-Privada (PPP), pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab).

Related posts